Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

domingo, 22 de abril de 2012

Vila Paraíso

Por Siden* - 22.04.12
Sempre que posso volto à Vila. Ela já teve outros nomes...  Mas, acho que a denominação que mais lhe caberia, atualmente, é de Vila Paraíso.

Nela, recordo o tempo que passou, os vizinhos e amigos que se foram e revejo os que lá permanecem...

A Vila, apesar de me provocar nostalgia, faz bem à sensibilidade pela paz que transmite a esse espírito inquieto.

Entre uma coisa e outra que faço quando lá estou, medito e fico, muitas vezes, sozinho comigo mesmo...

A casa onde viveram meus pais, onde passei a adolescência e grande parte da juventude é uma volta inevitável ao passado...

É o passado se encontrando com o presente e, entre um pensamento e outro, as lembranças de muitos dias difíceis, alegres e também felizes. A certeza de um passado venturoso, um presente sem tédio, cujo futuro aponta que a Luta vale a pena...

Mas o sossego da Vila Paraíso é algo surpreendente, principalmente, no dias contemporâneos.

Sem chavear o portão, com janelas e portas abertas posso sestear...

E as pessoas da Vila? Acho que sou suspeito para falar sobre elas, devido ao carinho que tenho pela maioria que lá vive.

A história e as estórias, que lembro da Vila, caberiam num livro. Quem sabe, o título seria: Memórias da Vila Paraíso! Ou, simplesmente, Vila Paraíso...

A Vila não é um local suntuoso. Entretanto, tudo lá parece ser generoso, como o tempo que passou e a vida que lá se passa...

Invariavelmente, sentado à janela do quarto onde repousava minha mãe,  fico a contemplar a paz do lugar. Frontalmente à janela, uma palmeira na casa da frente, a balançar preguiçosamente, ao sabor do vento.

Na Vila, dependendo do ângulo de observação, à noite, posso vislumbrar as luzes de São Leopoldo ou de Novo Hamburgo.

Cada vez que chego à Vila, tenho vontade de agradecer às forças cósmicas, por permitirem que desfrute de mais momentos, naquele local de indizível paz...

Vila Paraíso! Tão venturosa em meu passado e, com sossego, acaricia o meu presente...

Vila Paraíso! Lembranças de um passado venturoso e quem sabe de meu futuro de descanso...

*Siden Francesch do Amaral, Professor e Escritor.
.

2 comentários:

Clarissa e Silvana disse...

oi gostaria de enviar tres questões para entrevistar a rejane ou algum representante do cpergs, já entrei em contato com o sec. da educação; nosso blog é pedageo@blogspot.com

Clarissa e Silvana disse...

www.pedageo.blogspot.com participe da nossa enquete