Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Esses miseráveis que compram carros...

Prometo que não vou responder...

Tenho ouvido e lido tanta asneira na grande mídia que, às vezes, aguça uma vontade tamanha em responder...

Fico pensando... Estes caras não perdem a arrogância, a pretensão. Ignoram a internet, onde são, diariamente, contestados e em alguns casos até ridicularizados...

O que me deixa um tanto pasmo é o fato de os protagonistas dessas asneiras jornalísticas trabalharem em grandes veículos de comunicação. São portadores de informações privilegiadas. Mas, ocasionalmente, fica flagrante inclusive a desinformação desses pseudoformadores de opinião... Ou será ma fé?

No momento em que toda a sociedade luta contra a discriminação, alguns comunicadores, prestando um desserviço à sociedade, emitem opiniões e comentários carregados de preconceitos. É lamentável...

Fiquei embasbacado ouvindo na internet o comentário de um jornalista de um grande veículo de comunicação em Florianópolis. O jornalista, de uma forma equivocada, tenta explicar essa verdadeira guerra que se transformou o trânsito.

Mas prometi que não vou responder... Mesmo porque tanta gente já respondeu...

Algum tempo atrás esses fatos deixavam-me indignado. Hoje me entristece... Fico pensando nos milhões de pessoas que, por força do hábito, sintonizam um certo veículo de comunicação e ficam ouvindo essas verdadeiras “baixarias jornalística”.

Outro motivo que me induz a não responder o lamentável comentário do jornalista é que para isso teria que escrever parte do que ele disse. Sinceramente, vocês não merecem ler tamanha bobagem. Tenho grande respeito pelos leitores...

E depois, acredito que o jornalista foi infeliz no comentário. Parece que não é a primeira vez que essa infelicidade o acompanha. Quem sabe, um dia desses, descubra que esteja na profissão errada...

No momento em que o Brasil faz um esforço monumental para melhorar a vida dos que vivem na linha da extrema pobreza, no momento em que milhões de pessoas ascendem à classe média, um comentário desse gênero parece querer diminuir o feito realizado.

Ou será que existem grupos que querem o Brasil só para eles?

Prefiro não acreditar nessa última hipótese. Ela não condiz com a generosidade e o espírito de justiça dos brasileiros.

Somos um País gigante, dotado de um povo de igual grandeza. Todos nós sabemos que há muito a se fazer. Nada impossível para uma Nação com as riquezas que possui, e entre essas a maior de todas: a capacidade e a versatilidade de sua população...

O que alguns setores da mídia, talvez por serem mais conservadores, não conseguiram entender ainda é o que o Brasil mudou. E apesar de todas as nossas mazelas, estamos mudando para melhor. Mesmo que alguns não se conformem com isso...

Finalmente, espero ter conseguido cumprir minha promessa de não responder. Mas, se por ventura, permeou algo de resposta, espero que essa tenha sido de forma não preconceituosa, nem com o veículo de comunicação, nem com o jornalista.  Uma resposta complacente com equívocos humanos. E generosa como o povo brasileiro...

Siden Francesch do Amaral é Escritor, Diretor e Representante 1/1000 do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato.

Trabalhadores são libertados de fazendas de pecuária no Pará
Adital Notícias - 24.11.10 - BRASIL
Um pé de manga era o alojamento de trabalhadores rurais encontrados em situação de trabalho escravo. Eles faziam parte dos 32 libertados da Fazenda Riacho Doce (antiga Fazenda Lago Azul), em Itupiranga, Estado do Pará (região Norte do país). Entre as vítimas, havia uma mulher e seis jovens com menos de 18 anos.

Como não havia abrigo para todos, pessoas dormiam em redes, sob uma precária cobertura de telha e também sob uma mangueira, confirma o procurador do trabalho Rosivaldo da Cunha Oliveira. Ele participou da comitiva do grupo móvel de fiscalização que esteve no local. A operação foi coordenada pelo auditor fiscal do trabalho Benedito de Lima e Silva Filho.

Os empregados laboravam há aproximadamente um mês e foram aliciados no próprio município. Foram contratadas, em sua maioria, para fazer a limpeza do terreno - serviço conhecido como "roço de juquira" - para a criação de gado. Outras derrubavam a mata com motosserras.
[...]
Mais em Adital Notícias - http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=52596

Prefeitura de Novo Hamburgo pune 11 empresas por risco ao meio ambiente
24.11.10 - 18:42
A Prefeitura de Novo Hamburgo interditou quatro empresas do município e autuou mais sete, de um total de 45 fiscalizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). A maioria das irregularidades envolveu falta de documentação e licenciamento ambiental, sem ligação direta com o despejo de produtos químicos que matou mais de dois mil peixes, no último dia 10.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, Ubiratan Hack, ainda não há resultados conclusivos para a mortandade. “Existem diversos agentes que podem ter causado este acidente e estamos atentos a todos eles”, informou o secretário. O único fato comprovado até agora é de que os peixes morreram por intoxicação aguda, devido ao despejo de químicos no rio, e não por falta de oxigênio na água.

Para o biólogo da prefeitura, Carlos Normann, o principal prejuízo ambiental é a morte de fêmeas de espécies migratórias, como grumatã e birú, que estavam em período de reprodução.

http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=249368

Comissão especial aprova PEC sobre jornada escolar de sete horas
Proposta precisa agora ser votada em dois turnos pelo plenário da Câmara.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010 - 21h40
Brasília - A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 134/07, que obriga o governo a adotar até 2020, a jornada escolar de no mínimo sete horas, foi aprovada na tarde desta quarta-feira pela comissão especial da Câmara que analisou o mérito da matéria. A PEC precisa agora ser votada em dois turnos pelo plenário da Câmara para depois ser encaminhada à votação no Senado Federal.

De acordo com o texto da relatora, deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), a medida valerá para a educação infantil e para os ensinos fundamental e médio regulares. A proposta também prevê atividades opcionais extraclasse, após o cumprimento das sete horas mínimas diárias. Neste caso, os pais e os alunos deverão decidir se querem ou não participar dessas atividades.

http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/ensino,canal-8,ed-149,ct-730,cd-293843,COMISSAO+ESPECIAL+APROVA+PEC+SOBRE+JORNADA+ESCOLAR+DE+SETE+HORAS.htm

Direção do CPERS reafirma contrariedade a meritocracia no serviço público
Convidada pela equipe de transição do governo gaúcho, a direção estadual do CPERS/Sindicato reuniu-se no início da tarde de segunda-feira, 22, com um dos grupos de trabalho da equipe.

Foi apresentada ao GT a plataforma aprovada no Congresso da entidade e já entregue ao governador eleito Tarso Genro.

O documento elaborado pela entidade lembra o compromisso de Tarso com a implementação do piso nacional para o magistério, bem como a retirada da ação que hoje tramita no Supremo Tribunal Federal.

Outro ponto apresentado foi à defesa dos planos de carreira da categoria, com reprovação da meritocracia no serviço público. A direção também externou sua contrariedade à qualquer tipo de reforma na previdência estadual.

Também foram destacadas a necessidade de realização de concurso público para suprir a carência de professores e funcionários e as precárias condições de infraestrutura das escolas da rede estadual.

Por: CPERS/Sindicato
http://www.cutrs.org.br//index.php?option=com_content&task=view&id=5976&Itemid=48

Ponte que liga os municípios de Rolante e Riozinho desaba
Incidente aconteceu durante a passagem de um caminhão na manhã desta quarta.
Da Redação
Rolante - A ponte na RS-239 que liga os municípios de Rolante e Riozinho desabou na manhã desta quarta-feira. Segundo informações da Rádio ABC 900 AM, o incidente aconteceu durante a passagem de um caminhão. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, a passagem entre as cidades pode ser feita por uma ponte paralela à que caiu, que suporta qualquer tipo de veículo.

Foto: Edna Cardoso/Prefeitura de Rolante
http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/policia,canal-8,ed-6,ct-702,cd-293672.htm

Receita pode quebrar sigilo bancário sem autorização judicial, diz STF
24.11.10 - 19:55
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira que a Receita Federal pode quebrar o sigilo bancário de contribuintes investigados sem necessidade de autorização judicial, desde que não divulgue as informações obtidas.

Por 6 votos a 4, o tribunal derrubou uma liminar concedida por Marco Aurélio Mello, que impedia a quebra direta do sigilo bancário de uma empresa, a GVA Indústria e Comércio, pelo Fisco.

O ministro afirmava que deveria ser seguida parte da Constituição sobre a "inviolabilidade do sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas", que permite a quebra somente por decisão da Justiça. Em sua decisão, ele determinava que "nenhuma informação bancária da empresa seja repassada à Receita Federal até a decisão final do Recurso Extraordinário".

Na sessão desta quarta, porém, a maioria de seus colegas entendeu que uma lei de 2001 permite a obtenção das informações sem a intermediação do Judiciário. Apesar de ser uma decisão válida apenas no caso específico e na análise de uma liminar, ela reflete de forma ampla o entendimento do Supremo sobre o tema.

No fundo, o Supremo afirmou que é válida a Lei Complementar 105. Ela permite que autoridades e agentes fiscais tributários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios tenham direito de acessar "documentos, livros e registros de instituições financeiras, inclusive os referentes a contas de depósitos e aplicações financeiras" de contribuintes que respondam processo administrativo ou procedimento fiscal.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=249383

Tarso anuncia novos secretários para o futuro governo
24/11/2010 - 19h16min
O governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), anunciou hoje mais 12 secretários de sua futura administração. O anúncio foi feito na sede do governo de transição, no Centro de Treinamento da Companhia de Processamentos de Dados do Estado (Procergs), em Porto Alegre. Faltam, no entanto, os nomes para quatro pastas. "Aguardarei até amanhã para anunciar os demais secretários, além de uma participação transversal no governo como faremos com todos os partidos", disse o governador eleito.

Entre os nomes anunciados nesta quarta-feira (24) está o do trabalhista Ciro Simoni (PDT), que comandará a pasta da Saúde. Com o anúncio, o PDT põe fim aos impasses quanto a participação no futuro governo. Natural de Osório, Ciro Simoni, 59 anos, é formado em Medicina pela Ufrgs, com especialização em Radiologia. Foi eleito prefeito de Osório em 1988 e chegou à Assembléia Legislativa em 1994. Atualmente, exerce o seu quarto mandato como deputado estadual, tendosido reeleito este ano.

"Acabamos de consolidar a maior frente política democrática e progressista da história do Estado do Rio Grande do Sul depois da Legalidade, em 1961, com a presença do Partido Democrático Trabalhista no nosso governo", disse ele, na ocasião.

Além do PDT, o PTB também começa a moldar a sua participação na gestão de Tarso. Para a Secretaria de Obras e Irrigação foi confirmado o nome de Luiz Carlos Busato (PTB). Arquiteto pós-graduado em Urbanismo, aos 62 anos, é natural de Caçador, Santa Catarina. Foi reeleito este ano para seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Em 2004, elegeu-se vereador por Canoas, e comandou a secretaria de Planejamento Urbano da cidade.

Ainda foram apresentados, o deputado estadual Fabiano Pereira (PT) como novo titular da Secretaria da Justiça e dos Diretos Humanos, o ex-deputado Flavio Koutzii (PT) para a Coordenadoria Geral da Assessoria Superior do Governador, o deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado Ivar Pavan (PT) no Desenvolvimento Rural e Corporativismo, Jorge Guimarães na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e José Clóvis de Azevedo (PT) na Educação.

A ex-deputada estadual Jussara Cony (PCdoB) foi destacada como a nova titular do Meio Ambiente. Luiz Carlos Busatto (PTB) chefiará a Secretaria de Obras, Luiz Fernando Mainardi (PT) a Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Marcel Frison (PT) a Habitação, Márcia Santana (PT) comandará a Secretaria das Mulheres, Maurício Dziedricki (PTB) a Economia Solidária, e Vinicius Wu (PT) a Chefia de Gabinete, que tem status de secretaria.

O governador eleito também já tinha estabelecido Carlos Pestana (PT) como o novo secretário da Casa Civil; o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, como titular da secretaria da Fazenda; João Motta (PT), do Planejamento; Marcelo Daneris (PT), como novo titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social; e Estilac Xavier (PT) na Secretaria-geral de Governo.

Ainda estão vagas as pastas dos Esportes e o Gabinete dos Prefeitos, que devem ficar com o PDT, a Secretaria da Segurança, cujo mais cotado é o atual superintendente da Polícia Federal (PF) no Rio Grande do Sul, delegado Ildo Gasparetto, e a Comunicação, com a assessora de Tarso, Vera Spolidoro.
[...]
Jornal do Comércio - http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=47404

Em clima de entendimento, Assembleia aprova orçamento para 2011

A Assembleia Legislativa rompeu a tradição de anteceder a votação do orçamento do Estado por longos e acalorados debates. Em quinze minutos e sem nenhuma manifestação na tribuna, os deputados aprovaram hoje (24), por unanimidade, o projeto de orçamento do Estado para o próximo ano. A votação tranqüila foi assegurada por acordo, firmado pelas bancadas na Comissão de Finanças na semana passada, que recomenda a aplicação da arrecadação excedente em saúde, educação e estradas. “O resultado final foi bastante positivo, uma vez que se trata de um orçamento de transição. Ao mesmo tempo em que mantém preceitos da atual administração, incorpora aspectos que irão estruturar o novo governo”, frisou o deputado Adão Villaverde (PT).

Três emendas de comissão – batizadas pelos parlamentares de “emendões” – buscam equacionar deficiências das áreas da saúde, educação e estradas. De acordo com a projeto aprovado pelos deputados, o excesso de arrecadação que ocorrer em 2011 deverá ser canalizado para financiar investimentos nos três setores. Assim, o governo deverá abrir créditos suplementares, tendo como fonte a arrecadação a maior, para alcançar o patamar de aplicação de 12% da receita líquida de impostos e transferências na saúde e de 35% na educação.  Em relação às estradas, os deputados recomendam que, toda vez que o governo suplementar o orçamento de projetos em rodovias, remeta  recursos também para obras que constam na emenda aprovada pela Assembleia.  “Os emendões criam as condições para que o próximo governo atinja, progressivamente, os mínimos constitucionais na saúde e educação e realize investimentos na malha viária”, aponta o deputado Daniel Bordignon (PT).

Futuro Governo

A Assembleia  aprovou também emendas apresentadas pela bancada do PT a pedido do governador eleito Tarso Genro. São sete proposições que  abrem rubricas  e permitem a implantação do programa do novo governo gaúcho. É o caso, por exemplo, do projeto atividade Segurança Pública com Cidadania, cujo objetivo é desenvolver políticas de inclusão social, educacional e profissional para jovens afetados pela insegurança.

Outra emenda remete recursos para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que deverá ser criado pela próxima administração. O órgão terá a missão de promover o debate sobre temas cruciais para o Estado entre diferentes setores da sociedade, em moldes semelhantes ao conselho instituído pela Presidência da República. Ficaram assegurados também recursos para o combate à pobreza absoluta, para apoio aos municípios na captação de verbas federais, para a implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), para a instituição de um sistema de participação e controle público no Estado e para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

O orçamento de 2011 prevê receitas e despesas totais de R$ 35,3 bilhões.

Olga Arnt - MTB 14323 | PT   16:31 - 24/11/2010
http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=254038

Posse da Nova Diretoria dos Sapateiros e Sapateiras de Novo Hamburgo

Realizou-se na sexta-feira,  dia 12 de novembro, a posse da nova direção do Sindicato dos Sapateiros de Novo Hamburgo, a qual dará continuidade à luta sindical e na defesa dos direitos trabalhadores sapateiros e sapateiras  nos próximos 03 anos.

A nova direção será formada por 50% de novos diretores sindicais, que a partir de agora iniciam no movimento sindical, mas também é formada por diretores experientes que continuarão na luta sindical.

Essa renovação é importante para o movimento, da mesma forma é importante também a presença de diretores mais calejados, com maior formação, pois a luta entre capital e trabalho está cada vez mais acirrada e os patrões estão também organizados, avalia o ex-coordenador de política sindical  Jair Xavier dos Santos , que continuará fazendo parte da diretoria . Já a nova Coordenadora de Politica Sindical  do Sindicato passa a ser exercida pela companheira Neiva Janina Alves Barbosa , sindicalista experiente com muitos anos de luta, tanto no movimento sindical, quanto nos movimentos sociais.

Em seu discurso de posse a nova  Coordenadora Sindical enfatizou um pouco da historia  quando começou a trabalhar  em fabrica de calçados onde referiu-se que  começou a trabalhar aos 12  anos  e observou que a direção daquele período fazia muito pouco ou quase nada na DEFESA DOS  DIREITOSTRABALHADORES SAPATEIROS E SAPARETEIRAS , em fim eram omissos,  que partir do momento que a CUT ( Central  Única dos Trabalhadores) ganhou a eleição em 86, com finado companheiro Miltol Rosa,  este sindicato mudou  o seu papel em prol aos trabalhadores  tornou mais combativo e começa defesa dos direitos dos trabalhadores.

Foi mencionado que é uma honra  dirigir este sindicato  pelo trabalho que é manter os desafios que vem pela frente,  desafio  maior é resgatar valorização dessa profissão chamada de SAPATEIRO e buscar a valorização desta mão obra.

Esteve também presente a família dos diretores que é base de tudo  onde dão a sustentação necessária para fazer  os eu trabalho, e representantes do Movimentos Sócias onde temos feito neste anos de  luta boas parcerias.

O Tesoureiro da CUT Estadual, Loricardo, iniciou e  fez reverencia a luta sindical deste sindicato  na sua  historia sempre na defesa dos direitos dos trabalhadores  município de Novo Hamburgo, destacando a seriedade do trabalho apresentado pelos companheiros do sindicato.

O presidente da Federação Democrática dos Sapateiros do Rio Grande do Sul, João Batista da Silva, reafirmou o compromisso da Federação em estar sempre junto aos sindicatos filiados, articulando políticas legitimas em prol da categoria sapateira mais tarde concedeu a posse  a nova diretoria.

Por: Sindicato dos Sapateiros de NH
http://www.cutrs.org.br//index.php?option=com_content&task=view&id=5984&Itemid=48

2 comentários:

Anônimo disse...

Sua observação sobre o jornalista Luiz Carlos Prates não procede, é tendenciosa. Não seria problema se qualquer miserável (sic) tivesse certo grau de instrução, educação (no caso em especial no trânsito) e priorizasse bens e serviço de acordo com sua capacidade. Não faz o menor sentido não ter moradia decente, estar endividado, levando padrão de vida que deixa muito a desejar e arrotar um bem de consumo tal como o automóvel, TV a cabo e coisas do gênero.

joana disse...

Já pensou se todo preconceito fosse válido levando em conta a conta bancária da pessoa?
Acorde, preconceito é atraso de vida.