Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sábado, 14 de maio de 2011

DESPEDIDA

Um simples arranjo de flores, sobrevivente solitário da catástrofe no Japão!
autora: Maria Helena Borges de Lima
            Sozinha
            no escuro
            uma rosa despede-se
            de si mesma.  


            Sua beleza efêmera
            permanece no
            escuro.
            Por um instante. 

            Assim é o amor,
            a beleza e a mocidade
            passam.

            Assim é a morte,
            acontecendo no tempo
            semelhante à solidão da flor.


(Poesia em memória do pai da Autora e Professora, Tenente Onofre Moraes de Lima)
Por Sergio weber, Professor Estadual e Diretor no 14º Núcleo.



QUADRAS E POESIAS DA MARIA HELENA

para Chico Buarque

   Teus olhos verdes viram a banda
   sabendo ser inútil ir vê-la.
   E viram a distância da estrela.
   Como o amor de viver neste mundo. 

para Lula

   Nem o senhor Lula é doutor.
   Nem eu sou do sul a governadora.
   Mas Luiz Inácio é o Presidente
   e eu sou uma simples professora.


Por Sergio Augusto Weber.

SIM, A MULHER PODE! NÓS PLANTAMOS E CONSTRUÍMOS NOSSOS SONHOS.
A semente se transformou em realidade.
SOMOS DILMA, PRIMEIRA MULHER PRESIDENTA DO BRASIL!
Viva a luta da mulher brasileira!

Companheiras e companheiros,

O ano de 2011 será o ano de realizações de Conferências de Saúde nas 3 esferas de governo, como acontece de 4 em 4 anos, em todo o Brasil, conforme a lei federal 8142/90

A Etapa Municipal acontece de 01 de abril a 15 de julho de 2011;

A 6ª Conferência Estadual de Saúde do RS será de 1º a 04 de setembro de 2011, na cidade de Tramandaí/RS.

A 14ª Conferência Nacional de Saúde será de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011, em Brasília/DF

As informações sobre as Conferências de Saúde estão nos Sites: www2.portoalegre.rs.gov.br/cmsaude/ - Conferência municipal de Saúde de Porto Alegre, www.saude.rs.gov.br – 6ª Conferência Estadual de Saúde/RS e www.conselho.saude.gov.br – 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Nestes endereços eletrônicos estão os Regimentos das Conferências, orientações e demais documentos referentes a realização das mesmas.

É muito importante a nossa participação nas conferências e, neste período, nas conferências municipais de saúde.

Lembramos que ninguém chega à Conferência Estadual de Saúde se não participar de uma conferência municipal, porque são as municipais que elegem a delegação para a Estadual.

Lembramos, também, que, conforme Regimento, na 6ª Conferências Estadual de Saúde do RS não serão aceitas propostas novas.

Todas as propostas deverão ser apresentadas nas etapas municipais para posteriormente compor o consolidado da etapa Estadual.

Orientamos que os militantes do movimento social e sindical procurem os Conselhos Municipais de Saúde de sua cidade, informem-se sobre a realização da sua conferência municipal, candidatem-se a participar como delegado(a) na conferência municipal de saúde, articulem-se com a regional petista para que possamos contribuir nas propostas que serão elaboradas e votadas pelos delegados (só os delegados terão direito a voto) e, se possível elejam-se delegados para a etapa estadual.

Contamos com a participação e mobilização de todos, Boa Conferência Municipal de Saúde.

“Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”

Queres conhecer o mapa-mundi on-line atualizado do IBGE, com várias informações políticas e sócio-econômicas?

http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php
Por Sergio

Novo Código Florestal:
http://www.jornalvs.com.br/charge/
Por Tio Noé

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO GAÚCHA
18 DE MAIO DE 2011
Nós usuários de saúde mental portadores de sofrimento psíquico militantes antimanicomiais junto com nossos parceiros e amigos trabalhadores da saúde mental e nossos familiares engajados nesta luta nesta militância vimos denunciar e repudiar, nesse 18 de maio, a forma como parte da mídia e setores da psiquiatria conservadora deste estado e do país vem tratando os usuários de saúde mental portadores de sofrimento psíquico. Estamos sendo vítimas de tratamento preconceituoso e agressivo por estes setores da sociedade, estamos sendo tratados como criminosos, como pessoas perigosas e que não podem estar vivendo em sociedade.

Queremos informar, a bem da verdade, que não somos perigosos e é fato comprovado estatisticamente de que é muito pequeno e raríssimo o numero de pacientes psiquiátricos usuários de saúde mental, que por motivo de transtorno psíquico, cometem algum tipo de crime ou delitos graves.

Nós não somos psicopatas, somos portadores de algum tipo de doença psíquica, o que não nos impede de viver em sociedade, no convívio com os ditos normais.

Neste 18 de maio, data que em todo o pais se celebra o dia nacional da luta antimanicomial, dia de luta contra o sistema manicomial, queremos dizer mais uma vez, e quantas forem preciso, que este sistema sim é perigoso, que ainda maltrata, prende e exclui os usuários de saúde mental dos seus mais elementares direitos, que é o direito a ser tratado em liberdade, com dignidade e respeito à pessoa humana. Nossa solidariedade a todos os usuários pacientes psiquiátricos que sofrem com esta agressividade.

Em uma internação no hospital psiquiátrico há varias violências - como eletrochoque, contenção mecânica e excessiva medicação - e só acontece porque a sociedade permite, o que não tira a culpa da psiquiatria conservadora . As mesmas pessoas que choram quando veem reportagens sobre hospitais psiquiátricos, são as mesmas que não aceitam os portadores de sofrimento psíquico na comunidade, na escola e no trabalho.

Pessoas com sofrimento psíquico, não significa perigo constante à sociedade, tanto que ninguém é 24 horas por dia dentro da casinha. Queremos oficializar um documento, onde nós próprios possamos escolher nossos responsáveis, quer familiar ou não, para nos visitar, buscar e levar em alguma instituição psiquiátrica, pois muitas vezes, infelizmente, alguns familiares são responsáveis pelo adoecer.

Queremos lembrar a sociedade, que estamos em plena vigência da lei de reforma psiquiátrica gaúcha e brasileira e, hoje temos varias alternativas de tratamento, que dispensa o já velho e torturador sistema manicomial dos hospitais psiquiátricos. Estamos na era dos caps, das internações em hospitais gerais, das oficinas terapêuticas, do modelo de residenciais terapêuticos, entre outros, bem como também, cobramos dos gestores, quer municipais estaduais e nacional, programas que ampliem a rede substitutiva já existente. Hoje, estes usuários criaram associações, participam dos conselhos de saúde, de grupos de trabalhos, de conferências de saúde. Destes usuários, pacientes psiquiátricos, saíram Poetas, artistas plásticos, palestrantes. Estamos na vida na sociedade.

Tudo que queremos é sermos tratados com respeito, com dignidade, respeitando as diferenças e convivendo com os ditos normais em uma relação de harmonia. Afinal, DE PERTO NINGUEM É NORMAL!

TEXTO AUTORIA: USUARIOS MILITANTES DO FORUM GAÚCHO DE SAÚDE MENTAL
INTEGRANTE DA RENILA - REDE NACIONAL INTERNÚCLEOS DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Por Juliana Mendes, Assistente Social - NH.

Nenhum comentário: