Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sábado, 24 de setembro de 2011

Atenção Colegas Educador@s:

Devido à importância do assunto, bem como a preocupação de colegas, manifestada através de e-mails, estamos repetindo matéria veiculada neste blog dia 22/9/11. Pensamos também ser importante que divulguem o conteúdo através das redes sociais e aos seus contatos por e-mails.
Obrigado,
Do Colega Siden.

Especialistas: 20 dias a mais não resolvem atraso do ensino público
21 de setembro de 2011 • 18h57
Após o baixo desempenho das escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado na semana passada, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que o governo estuda ampliar a jornada nas escolas. Isso pode acontecer de duas formas: com mais horas de aula por dia ou com mais dias letivos no ano - passando de 200 para 220 dias. A segunda opção, reforçada pelo MEC como a mais "fácil de executar", é vista por especialistas em educação como uma medida paliativa, que não mudaria a realidade do ensino público do País.

Para a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Inês Maria de Almeida, aumentar o calendário das escolas é uma "fórmula muito simplista" para tentar mudar os baixos índices de qualidade da educação pública. "Cada vez que sai um balanço sobre a educação brasileira, como o Ideb e o Pisa também, é a mesma coisa, o ministro tem de ficar explicando por que a escola pública vai tão mal. Mas isso é uma dívida histórica e a mudança é um processo, 20 dias a mais não vai solucionar nada", afirma.

Inês Maria, que trabalhou em pesquisas coordenadas pelo MEC sobre as escolas de turno integral no Brasil, afirma que ampliar a jornada diária nas escolas é muito mais produtivo. Mas a pesquisadora alerta que essa política precisa vir acompanhada de investimento. "Nas pesquisas o que a gente notou é que temos uma grande diversidade de experiências de jornadas ampliadas, algumas com sucesso e outras não. Nós não temos garantias de que ampliando a jornada os alunos vão se sair melhor, é muito simplismo atribuir apenas ao tempo ou aos dias na escola o sucesso da educação. Essa proposta precisa vir acompanhada de muito investimento, de projeto pedagógico, de preparação dos professores e, principalmente, da participação da comunidade", afirma.

O presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE), Antônio Carlos Caruso Ronca, concorda que o aumentar o calendário letivo não resolve o problema. "Com 20 dias a mais, o professor não vai conseguir fazer nada. Eu prefiro que se amplie progressivamente o tempo que os alunos passam na escola. É uma vergonha o que nós vivenciamos hoje, com alunos que ficam 3 horas, às vezes até menos, dentro da sala de aula", afirma.
Fonte: Portal Terra

Comentário:
Acredito que está ocorrendo uma lamentável confusão: Estão confundindo qualidade com quantidade.

É evidente que aumentar o calendário das escolas é uma fórmula simplista para melhorar os índices de qualidade da educação básica, como afirmou a especialista acima.  Penso  que a especialista foi generosa na expressão. Talvez a palavra adequada seja simplória...

O que realmente poderia melhorar a qualidade da educação pública  seria os alunos terem professores em sala de aula nos 200 dias letivos. Existem Escolas que ficaram mais de 30 dias com falta de professores em diversas disciplinas.

Nem mencionei a falta de funcionários nos diversos setores escolares.

Enquanto não resolverem essas questões essenciais não adianta ficar discursando sobre fórmulas mágicas de melhoria na qualidade da educação pública.

Outro dado interessante quando se fala em qualidade da educação,  é em relação ao professor do futuro, já que os cursos de Licenciatura cada vez atraem menos os jovens e sobram vagas. Existem Universidades, inclusive, que fecharam algumas licenciaturas por falta de candidatos.

Não posso encerrar esse comentário sem tocar num assunto que interessa a toda a categoria:

SR. GOVERNADOR, O PISO NACIONAL, QUANDO SERÁ IMPLANTADO?

BASTA DE MIGALHAS!  CUMPRA-SE A LEI DO PISO!

Siden Francesch do Amaral
Diretor Geral do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato.

URGENTÍSSIMO!!! ANTECIPAÇÃO REUNIÃO DO CONSELHO GERAL
PREZADOS(AS), BOM DIA.

DIANTE DA MUDANÇA DE CONJUNTURA - ANÚNCIO DO GOVERNO DE EDITAR DECRETO VISANDO MUDANÇAS NAS AVALIAÇÕES, ATÉ 14 DE OUTUBRO - A DIREÇÃO DO CPERS, REUNIDA NA NOITE DE ONTEM (25/09), DELIBEROU POR ANTECIPAR A REUNIÃO DO CONSELHO GERAL PARA O DIA 29/09, ÀS 18H30MIN.

DEVIDO AO EXÍGUO TEMPO QUE TEMOS, SOLICITAMOS QUE OS NÚCLEOS FAÇAM CHEGAR ESSA CONVOCAÇÃO AOS SEUS CONSELHEIROS.

AGRADECEMOS A ATENÇÃO E EMPENHO,
SECRETARIA GERAL DO CPERS/Sindicato.
Por Joana Flávia Scherer, Assistente do 14 Núcleo.

Convite do Dep. Federal Ronaldo Zulke
Companheiro(a):
Amanhã, dia 27/09, das 8h30 às 16h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, realizaremos audiência pública sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Pronatec. São nossos convidados a presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputada Fátima Bezerra, e o relator do Pronatec, deputado Antônio Carlos Biffi.

A audiência é uma atividade conjunta da Comissão de Educação da Câmara, por proposição nossa, e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, por proposição das deputadas estaduais Ana Affonso e Marisa Formolo, com apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Em anexo, seguem os convites com a programação.

Contamos com a participação de todos.

Um forte abraço.
--
Deisi Moraes, Assessora Dep. Ronaldo Zulke - PT/RS

Semana do Idoso inicia com palestra na Unisinos
23.09.11 - 16:59
A Diretoria Municipal do Idoso de São Leopoldo convida a todos a participar das comemorações alusivas ao Dia Nacional do Idoso. As atividades iniciam no dia 26 de setembro na sede da Unisinos e tem duração de uma semana.

Chá desfile:
De acordo com Tânia Contreras, organizadora do evento, o chá desfile que acontece no dia 29, terá cartões disponíveis no dia do evento. O valor é de R$ 7.

Confira a Programação:

Segunda-feira 26/09 - Tarde 14h às 17h

Abertura: Unisinos Sede - Coral Maior

Palestras:  Professora Suzana Wolff "Sou idoso, mas não sou invisível!"

Dr. Leandro Minozzo "O papel do Geriatra"

Terça-feira 27/09 - Manhã 9h - Bocha

Tarde 14h às 17h - Bocha - Bourbon Shopping Cinema

Quarta-feira 28/09 - Manhã 9h - Bocha

Tarde 14h às 17h - Bocha - Ginásio Celso Morbach - Jogos de Integração - Câmbio

Quinta-feira 29/09 - Manhã 9h - Bocha - Ginásio Celso Morbach

Professora Silvana Bianchi - Ginástica Coreografada

Professor Edson - Atividades com música

Professora Cátia - Pilates

Tarde 14h às 17h - Bocha - Sociedade Ginástica - Chá desfile - Show Miro Nunes - SENAC

Sexta-feira 30/09 - Manhã 9h - Unisinos sede - Oficina de chás "Conhecendo as plantas e chás"

10h - Parque Imperatriz / Inauguração Praça do Idoso

Tarde 14h às 17h - Sociedade Orpheu - Baile (Entrada 1kg de alimento não perecível) - Grupo de dança da SME - Entrega troféus de Bocha

Sábado 01/10 - Manhã 9h - Ginásio Celso Morbach - CAMINHADA pela PAZ e IGUALDADE
https://www.saoleopoldo.rs.gov.br/home/show_page.asp?id_SHOW_noticia=9278&user=&id_CONTEUDO=&codID_CAT=2&imgCAT=tema_prefeitura.jpg&categoria=Not%EDcias

Não somos racistas?

“Ser de esquerda hoje é ser crítico em relação a todas as formas de dominação, sobretudo às sutis.” (Pierre Bourdieu)
25/09/2011
Essa semana, reparei que tinha um monte de gente indignada com o deputado gaúcho Edson Portilho, autor de uma lei que permite a tortura indiscriminada de animais. Terrível!

Ora, terrível mesmo é gente que sai repassando qualquer coisa sem checar a informação. Bastaria fazer uma busca na internet para descobrir que a lei realmente existe, mas foi aprovada em 2003 (atrasadinha essa “indignação”, né?) e que ela não autoriza tortura em animais, mas sim versa sobre a utilização destes em rituais de religiões de matriz africana. E além disso, Edson Portilho não é mais deputado desde 2006 (e era apenas estadual) – atualmente, é vereador em Sapucaia do Sul. Ah, e se é lei, quer dizer que passou por votação parlamentar, então é uma estupidez atacar apenas ao autor, pois outros deputados também votaram favoravelmente.

Pode-se muito bem discordar da lei, que permite o sacrifício (sem que seja de forma torturante) de animais voltados à alimentação humana. Mas é dose ter de aturar desinformação.

E pior ainda, é que não percebo tamanha “indignação” com questões mais atuais – e mais perigosas. Como os crescentes ataques à laicidade do Estado brasileiro, e mesmo à democracia, por parte de deputados como Jair Bolsonaro e pastores evangélicos.

Afinal, é graças a esse pessoal que as mulheres não têm direito a abortar, que homossexuais sofrem constante discriminação (e também são atacados fisicamente, e mesmo assassinados), que criticar piadas preconceituosas é considerado “patrulha ideológica”, que defender “minorias” estabelece uma “ditadura”… Tudo em nome de uma tal “família brasileira” (formada apenas por brancos, heterossexuais e cristãos; e obviamente “chefiada” por um homem, jamais por uma mulher), além, é claro, da velha dupla “moral e bons costumes” (quem definiu o que é “moral” e o que é “imoral”?).

Aí, se tenta aprovar uma lei que prevê a criminalização da homofobia, e vêm os caras dizer que “é um atentado à liberdade religiosa”… A mesma liberdade que têm os seguidores de religiões afro-brasileiras de expressarem a sua fé. Se sacrificar animais em um ritual religioso é “maldade”, por que uma pregação religiosa cheia de ódio ao diferente não é?

Mas, segundo Ali Kamel, não existe racismo no Brasil… E o pior é que não falta quem acredite nisso.

A “indignação” contra Edson Portilho não é novidade: em abril de 2010 o ex-deputado já fora atacado no Twitter por conta da mesma lei “da tortura aos animais”. Comprova-se assim o que disse Sérgio Porto (mais conhecido como Stanislaw Ponte Preta) em seu livro “FEBEAPÁ 1 – Primeiro Festival de Besteira que Assola o País”, escrito na década de 60:

“A maior inflação nacional é de estupidez.”

http://caouivador.wordpress.com/2011/09/25/nao-somos-racistas/

INSS começa a pagar benefício de setembro nesta segunda e antecipa primeira parcela da revisão do teto
25.09.11 - 22:08
Os aposentados que recebem até um salário mínimo começam a receber o benefício referente a setembro nesta segunda (26). O pagamento dos beneficiários que têm o cartão com o final 1, desconsiderando o dígito, continua até o dia 7 de outubro. Os segurados que recebem acima do salário mínimo e cujos cartões têm final 1 e 6 começam a receber no dia 3 de outubro. A primeira parcela de segurados que têm direito à revisão do teto, no caso aqueles que vão receber até R$ 6 mil, teve o depósito dos benefícios antecipado. Esses segurados vão receber entre os dias 3 e 7 de outubro, junto com a folha de pagamento referente à folha de setembro. Antes, a previsão era que eles recebessem o dinheiro da revisão do teto no dia 31 de outubro.

O pagamento para aqueles que têm direito a receber valores entre R$ 6.000,01 até R$ 15 mil será feito em 2012, no dia 31 de maio. Para quem irá receber valores entre R$ 15.000,01 e R$ 19 mil, o pagamento será feito em 30 de novembro de 2012 e, para os que receberão valores superiores a R$ 19 mil, o pagamento será feito no dia 31 de janeiro de 2013.

As dúvidas referentes às datas dos pagamentos podem ser esclarecidas por meio da Central 135 e a ligação é gratuita, a partir de telefones fixos ou públicos. Quando feita de celular, a ligação tem custo de chamada local. Mais informações estão no site da Previdência Social.
Fonte: Agência Brasil
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=289712

Notícia muito velha
Blog 14º Núcleo CPERS/Sindicato alcança 20 mil acessos
13/12/2010 - 11:53:16
O blog do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato (São Leopoldo e Região) atingiu nesta segunda-feira 13, a marca de 20 mil acessos. O número é expressivo por ser alcançado em 18 meses.

O volume de acessos se dá num momento em que a comunidade virtual apresenta questionamentos à mídia tradicional, que cada vez mais perde espaço para a internet e vê seu número de usuários cair.

O sucesso do blog do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato deve-se muito ao blogueiro Noé Machado de Oliveira, que, conforme a direção do Núcleo, “faz um esforço hercúleo para manter o espaço atualizado”.

A marca de 20 mil acessos prova que a decisão do Núcleo quando da sua criação foi acertada. Ao longo deste período, o blog tem se constituído numa ferramenta a mais de informação para os educadores da região.

Acesse http://nucleo14cpers.blogspot.com/ e confira.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato, com informações do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato
.

Nenhum comentário: