Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Professores gaúchos preparam greve, detonam ‘meritocracia’ e aluno-cobaia

Por Luiz Carlos Azenha - 27.09.11 às 14:30
O governo Tarso Genro descumpriu promessas eleitorais, as escolas públicas do Rio Grande do Sul estão sucateadas e a situação dos professores é de “miserabilidade”, com salário de 395 reais para uma carga horária de 20 horas semanais.

Quem afirma é a presidente do CPERS, o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul, Rejane de Oliveira. O CPERS, é o sindicato dos trabalhadores na educação, que representa 87 mil sócios.

Rejane diz que a concepção de ‘meritocracia’, implantada na educação gaúcha durante o governo de Yeda Crucius (PSDB-RS) e mantida até agora pelo governador Tarso Genro (PT-RS), transfere para estudantes e professores a responsabilidade pela qualidade da educação. Escolas, professores e alunos aferidos como “ruins” pelos rankings, diz Rejane, acabam justificando a falta de investimento do estado em educação pública, gratuita e de qualidade para todos.

Rejane encara da mesma forma os testes de caráter nacional implantados pelo Ministério da Educação, que tratam os alunos feito cobaias (teste, teste, teste, diz o Viomundo, não Rejane). “Nós achamos que este tipo de mecanismo busca enganar e mascarar aquilo que a sociedade está exigindo dos governos, que é uma política pública para a educação”, afirma ela.

A representante do CPERS diz que o governador Tarso Genro, desde a campanha eleitoral, vem mudando de posição em relação ao cumprimento do Piso Nacional dos Professores no Rio Grande do Sul. Infelizmente, afirma ela, os governantes acham que a legislação é feita apenas “para o povo e os trabalhadores cumprirem”.  Professores de vários estados brasileiros estão em greve pela implantação do piso, julgado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ouça aqui a Entrevista na íntegra.

http://www.viomundo.com.br/denuncias/professores-gauchos-preparam-greve-detonam-meritocracia-e-aluno-cobaia.html


Secretaria da Educação prepara novo sistema de avaliação
Da Redação - 29/09/11 | 07:35
O governo do Rio Grande do Sul deve publicar até o dia 15 de outubro a normatização que institui o Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP) da Educação. O decreto vai extinguir o antigo sistema, priorizando a avaliação de todo o sistema de educação.

“No todo, a avaliação permitirá diferentes olhares sobre problemas e avanços da rede, possibilitando o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas, ações e projetos”, explicou nesta quarta-feira (28) o secretário de Educação, José Clóvis de Azevedo.

A publicação até 15 de outubro permitirá que o SEAP seja o sistema utilizado para a avaliação do período 15 de outubro de 2011 a 14 de outubro de 2012. Composto por oito cadernos orientadores, o Sistema de Avaliação se divide em três pilares: diagnóstico, análise institucional e análise de indivíduos. As três etapas serão realizadas anualmente.

O novo decreto altera o critério de promoção de professores e especialistas em educação por merecimento, cuja pontuação passa a ter centralidade na formação inicial e continuada.

“Professores e especialistas serão valorizados pela produção intelectual e reconhecimento público do trabalho, seja na atividade docente, seja em atividade de gestão”, afirmou a secretária-adjunta Maria Eulalia Nascimento.
http://sul21.com.br/jornal/2011/09/secretaria-da-educacao-prepara-novo-sistema-de-avaliacao/?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed
.

Nenhum comentário: