Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sábado, 24 de setembro de 2011

Rio Grande: caravana exige implementação imediata do piso e investimentos na educação pública

23/09/2011 11:43
A segunda etapa da caravana do Movimento na Luta pela Educação Pública foi encerrada na quinta-feira 22 na região de Rio Grande. Dezesseis escolas foram visitadas na cidade do Rio Grande e outras duas em São José do Norte. O dia de mobilização terminou com a realização de uma plenária, seguida de uma caminhada e um ato público em frente à 18ª Coordenadoria Regional de Educação.

A exigência de implementação imediata da lei do piso salarial e de mais investimentos na educação pública predominou nos debates realizados com a categoria. A cada dia que passa, a necessidade de realização de uma greve para garantir a implementação do piso salarial para professores e funcionários de escola, uma promessa do governo Tarso, se fortalece.

A plenária reuniu educadores para a apresentação do Movimento na Luta pela Educação Pública. O encontro lembrou a importância da luta dos funcionários de escola para que também sejam incluídos, no Rio Grande do Sul, na lei do piso. Isso é uma das promessas até agora não cumpridas pelo governador.

Também foram criticadas as péssimas condições estruturais das escolas da região. “Muitas escolas permanecem em pé por forças divinas”, lembrou uma educadora, que conclui afirmando que “a maioria de nós, educadores, deitamos com a consciência tranquila, mas os governantes não devem dormir com a mesma tranquilidade”.

Foi destacado que as pequenas concessões feitas pelo governo são frutos da nossa mobilização, mas que é preciso fortalecer a organização para cobrar o pagamento imediato do piso salarial. A caravana faz parte deste processo de mobilização, que ainda tem o ato público estadual do dia 30 de setembro, em Porto Alegre, e a assembleia geral de novembro, também na capital. Tarso, pague o piso ou a educação para.

A caminhada realizada nas ruas do centro da cidade chamou a atenção da população, que recebeu material do sindicato explicando os motivos da caravana, a luta dos educadores pelo piso salarial já e por investimentos na educação, com destaque para a aplicação de 35% da receita do Estado e de 10% do PIB na educação pública. Na coordenadoria, foi demarcada a fronteira que separa os trabalhadores e os representantes do governo.

São comuns, em Rio Grande, os problemas de infraestrutura das escolas. Localizada no Distrito de Povo Novo, a Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Ferreira Rodrigues atende cerca de 500 alunos em condições precárias. A escola foi desapropriada pela União para a duplicação da BR 392. Indenizado, o Estado não providenciou a construção, na parte do terreno não desapropriado, de novas instalações. O prédio atual tem infiltrações de água, problemas nas redes elétrica e hidráulica, entre outros. Realidade semelhante foi verificada em outras escolas do município durante a passagem da caravana.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=3003
Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo.

Saída do ônibus para o
ATO PÚBLICO ESTADUAL

DO MOVIMENTO NA LUTA PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA – EDUCAÇÃO NÃO COMBINA COM DESCASO.
 
TARSO, PAGUE O PISO OU A EDUCAÇÃO PARA.
 
DIA 30/09/2011Sexta-feira
 
9h - Concentração na frente do CPERS
(Av. Alberto Bins 480 POA)
 Saída do ônibus:
Novo Hamburgo= às 7h45min, nos fundos do Colégio 25 de Julho;
São Leopoldo = às 8h, em frente à Escola Pedrinho (Rua São Caetano, 616 Centro - S.L.).

CONFIRMAR LUGAR NO ÔNIBUS ATÉ DIA 29/09/2011 ÀS 17 HORAS POR FONE 3592 4968
OBS.: Para outras cidades há possibilidade de saída de ônibus ou van (entrar em contato com o 14º Núcleo). 
Nome                   CI                   Fone
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Obs.: Retornar com as confirmações de lugares nos ônibus por fone 35924968, FAX 35913856 ou e-mail: cpers.sind.14.sl@terra.com.br
Por Joana Flávia Scherer, Assistente do  14º Núcleo.

Estudantes chilenos levam milhares às ruas em nova jornada de protestos
23/09/2011 12:14
Marcha reuniu aproximadamente 180 mil pessoas em Santiago do Chile | Foto: Fech/Divulgação
Estudantes e trabalhadores chilenos reeditaram na quinta-feira 22 as jornadas de protesto por mudanças estruturais no sistema educacional do país. A nova marcha reuniu aproximadamente 180 mil pessoas em Santiago do Chile, segundo informaram os organizadores do ato.

Foram promovidas manifestações nas principais avenidas e praças do Chile, convocadas pela Confederação de Estudantes do Chile (Confech). O protesto ocorreu de forma pacífica e apenas incidentes isolados foram registrados quando pequenos grupos começaram a provocar policiais e a destruir propriedades privadas após o fim da marcha.

A presidente da Confech, Camila Vallejo, disse que as manifestações não estão condicionadas às negociações com o governo. “Teremos que repensar nossa estratégia de mobilização porque nós temos enfrentado uma intransigência muito forte por parte do Governo”, destacou.

O ato foi respaldado pela Associação Nacional de Empregados Fiscais, Confederação de Trabalhadores do Cobre, Colégio de Professores, organizações defensoras dos direitos humanos no Chile, grupos ecologistas e dirigentes e parlamentares dos partidos da oposição ao presidente Sebastián Piñera.

Cerca de 60 organizações aglutinadas em uma frente denominada Democracia para o Chile aderiram à greve nacional e chamaram um plebiscito para realizar uma Assembleia Constituinte e uma nova Constituição para o país que anule a atual, imposta na ditadura.

Fonte: Redação do portal Sul 21, com informações da Prensa Latina, Ansa e TeleSURtv
http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=3004


Professora baleada por aluno deixa a UTI em São Paulo
Rosileide Queiros de Oliveira foi submetida a uma cirurgia e passa bem.
Da Redação - 23/09/2011 15h11
São Paulo - A professora que foi baleada nesta quinta-feira por um aluno de 10 anos dentro da sala de aula em São Caetano do Sul, em São Paulo, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas de São Paulo. Segundo o hospital, o estado de saúde de Rosileide Queiros de Oliveira, de 38 anos, é estável. Ela está consciente e conversando. Na noite de quinta-feira, Rosileide foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um projetil alojado na região abdominal.

O caso
Na tarde desta quinta-feira, o estudante David Mota Nogueira, de 10 anos, pediu para ir ao banheiro. Ao retornar, armado com um revólver 38, ele disparou contra a professora. David saiu da sala e sentou em uma escada próxima, disparando contra si mesmo. Ele morreu no local. David usou a arma do pai, o guarda municipal Nilton Nogueira.
http://www.jornalvs.com.br/violencia/344349/professora-baleada-por-aluno-deixa-a-uti-em-sao-paulo.html

Justiça aceita denúncia contra Edir Macedo
Débora Zampier, Agência Brasil - 23/09/2011 - 21h24
Brasília - A Justiça Federal em São Paulo acolheu denúncia do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) contra Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), e mais três pessoas por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha. A denúncia é do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP), que também havia acusado o grupo de estelionato e falsidade ideológica, mas essas denúncias foram recusadas.

Além de Edir Macedo, foram denunciados o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva (que foi detido com R$ 10 milhões no aeroporto de Brasília, em 2005), o bispo da Iurd Paulo Roberto Gomes da Conceição e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa. A denúncia foi oferecida no último dia 12. O MPF informou que irá recorrer em relação às denúncias não aceitas. A Justiça Estadual de São Paulo já aceitara denúncia contra o fundador e líder da igreja neopentecostal em 2009, mas o processo foi encaminhado à Justiça Federal devido à natureza dos crimes.

A nova denúncia do MPF usou elementos da acusação do Ministério Público paulista e incluiu informações novas, como a participação de doleiros no esquema criminoso. Outra diferença entre as denúncias é a redução do número de acusados, de dez para quatro. De acordo com a assessoria do MPF/SP, os seis suspeitos que ficaram fora da acusação continuam sendo investigados pela Polícia Federal.

De acordo com o procurador Sílvio de Oliveira, o grupo cometia estelionato contra os fiéis da Iurd, oferecendo “falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela igreja”.

O procurador só denunciou crimes ocorridos entre 1999 e 2005, uma vez que foi em 1998 que o crime de lavagem de dinheiro passou a integrar o ordenamento jurídico brasileiro. No entanto, ele citou vários episódios anteriores a esse período para explicar a estruturação do grupo e como o esquema foi montado.
Edição: Aécio Amado
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-09-23/justica-aceita-denuncia-contra-edir-macedo
.

Nenhum comentário: